Normas


REVISTA DIALOGUS – PROEG/UERN


Artigo Científico:

O artigo terá por finalidade apresentar a sistematização de conhecimentos resultantes de estudos e pesquisas voltados ao ensino de graduação, servindo para o intercâmbio de ideias entre estudiosos de áreas afins. Pode constar de resultados de uma pesquisa, de uma discussão teórica a respeito de conceitos e metodologias de ensino e avaliação, de uma revisão de literatura ou metanálise.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO:

1. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol;

2. Apresentação dos trabalhos:
  • Página inicial, contendo:
Título completo do artigo em letra maiúscula;
  • Segunda página, contendo:
Resumo de, no máximo, 200 palavras, seguido de cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho);


  •  Quando o texto for em português, constará de um resumo em português e outro em inglês;
  • Quando o texto for em espanhol, constará de um resumo em espanhol, um em português e outro em inglês;
Quando o texto for em inglês, constará de um resumo em inglês e outro em português;

3. Corpo do texto:

Texto contendo, sempre que possível, problematização, objetivos do trabalho, justificativa, percurso metodológico, resultados, discussões e considerações finais.

Subitens destacados em negrito, no corpo do texto, devem ser alinhados à esquerda.

4. Formato do texto:

Os textos deverão conter entre 10 e 20 páginas, com as seguintes especificações: página A4; fonte Times New Roman, corpo 12; espaço entrelinha 1,5; com 3cm de margem esquerda e direita, 2cm de margem superior e inferior, alinhamento justificado;

O arquivo deve ser gravado em editor de texto Word e PDF, contendo as tabelas e gráficos;

Nas citações, quando o sobrenome fizer parte da sentença ou frase, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo, “Silva (1984) aponta ...”. Caso este não faça parte da sentença, deve figurar entre parênteses, escrito em letras maiúsculas, seguido da data e indicação da página: “A palavra nada tudo diz.” (SOUZA, 1986, p. 34).
Quando for necessário especificar página(s), essas deverá(ão) seguir-se à data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p., sem espaçamento (SILVA, 1984, p.128).
As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver dois autores, ambos deverão ser indicados, separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA, 1987). No caso de três ou mais autores, indica-se o primeiro, seguido da expressão et al. (SILVA et al., 1986).

As Notas de Rodapé, quando estritamente necessárias, devem iniciar separadas do texto por um espaço simples, com recuo de 5 cm a partir da margem esquerda, indicadas por um expoente numérico (arábico), e ser alinhadas, a partir da segunda linha, considerando-se a letra inicial da primeira palavra da nota. Devem ser digitadas em fonte igual à do texto, tamanho 10 e espaço simples entre linhas.

Tabelas, Quadros e Gráficos deverão ser enumerados, consecutivamente, em algarismos arábicos. Os primeiros, com numeração e título acima, os gráficos, imediatamente abaixo. Devem estar o mais próximo possível da passagem no texto em que são referenciados e localizados no centro da página.

Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e devem ser inseridas no corpo do texto.

5. Identificação dos Autores:

Informar nomes completos dos autores e endereço residencial e eletrônico, apenas por e-mail. Estas informações não deverão constar no corpo do artigo. Incluir também no e-mail a filiação acadêmica na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade - sigla, cidade, estado e país;

6. Referências:

As referências deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT em vigor.

7. Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes.

8. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas ou impressas. Os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista.

9. Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas não serão avaliados, sendo os autores informados através de parecer.

10. Os trabalhos poderão ser aprovados (com ou sem recomendações) ou reprovados;

11. Os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas. Em caso de ser aprovado por um parecerista e reprovado por outro, este será submetido à avaliação por um terceiro parecerista. Será aprovado o trabalho que receber dois pareceres favoráveis.

12. Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.

13. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade dos autores.

Relato de Experiência:

É uma narrativa das experiências pedagógicas vivenciadas pelo(s) autor(es), geralmente descrevendo o processo ensino-aprendizagem em contextos de sala de aula ou espaços não escolares, a partir da aplicação de metodologias específicas, incluindo as estratégias de avaliação.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA:

1.Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol;

2. Apresentação do trabalho:
  • Página inicial, contendo:
Título completo do artigo em letra maiúscula;
  • Segunda página, contendo:
Resumo escrito na língua do texto e em português com, no máximo, 250 palavras;
Cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho);

3. Corpo do texto:
Introdução com apresentação do assunto, contexto sócio-histórico e problemática, objetivos e justificativa;
Desenvolvimento, contendo as atividades realizadas, os princípios norteadores das ações, os atores envolvidos, os referenciais teóricos e a metodologia de trabalho, os resultados alcançados, a contraposição das expectativas iniciais com os resultados obtidos, as contribuições e limitações das relações mediadas pelas ações/métodos;
Considerações finais, apontando as principais contribuições e perspectivas, o valor pedagógico das ações realizadas, e recomendações para trabalhos futuros;

4. Formato do texto:

Os textos deverão conter entre 8 e 12 páginas, com as seguintes especificações: página A4; fonte Times New Roman, corpo 12; espaço entrelinha 1,5; com 3cm de margem esquerda e direita, 2cm de margem superior e inferior, alinhamento justificado;

O arquivo deve ser gravado em editor de texto Word e PDF, contendo as tabelas e gráficos;

Nas citações, quando o sobrenome fizer parte da sentença ou frase, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo, “Silva (1984) aponta ...”. Caso este não faça parte da sentença, deve figurar entre parênteses, escrito em letras maiúsculas, seguido da data e indicação da página: “A palavra nada tudo diz.” (SOUZA, 1986, p. 34).
Quando for necessário especificar página(s), essas deverá(ão) seguir-se à data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p., sem espaçamento (SILVA, 1984, p.128).
As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver dois autores, ambos deverão ser indicados, ligados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA, 1987). No caso de três ou mais autores, indica-se o primeiro, seguido da expressão et al. (SILVA et al., 1986).

As Notas de Rodapé, quando estritamente necessárias, devem iniciar separadas do texto por um espaço simples, com recuo de 5 cm a partir da margem esquerda, indicadas por um expoente numérico (arábico), e ser alinhadas, a partir da segunda linha, considerando-se a letra inicial da primeira palavra da nota. Devem ser digitadas em fonte igual a do texto, tamanho 10 e espaço simples entre linhas.

Tabelas, Quadros e Gráficos deverão ser enumerados, consecutivamente, em algarismos arábicos. Os primeiros, com numeração e título acima, os gráficos, imediatamente abaixo. Devem estar o mais próximo possível da passagem no texto em que são referenciados e localizados no centro da página.

Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e devem ser inseridas no corpo do texto;

5. Identificação dos Autores:

Informar nomes completos dos autores e endereço residencial e eletrônico, apenas por e-mail. Estas informações não deverão constar no corpo do artigo. Incluir também no e-mail a filiação acadêmica na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade - sigla, cidade, estado e país;

6. Referências:

As referências deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT em vigor.

7. Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes.

8. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas ou impressas. Os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista.

9. Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas não serão avaliados, sendo os autores informados através de parecer.

10. Os trabalhos poderão ser aprovados (com ou sem recomendações) ou reprovados;

11. Os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas. Em caso de ser aprovado por um parecerista e reprovado por outro, este será submetido à avaliação por um terceiro parecerista. Será aprovado o trabalho que receber dois pareceres favoráveis.

12. Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.

13. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade dos autores.

Memória:

A memória é um trabalho acadêmico que consiste em apresentar o registro de vivências e reminiscências de natureza pessoal, coletiva ou institucional, relativas ao processo ensino-aprendizagem, que remetam ao passado e apresentem relevância por sua natureza afetiva, histórica e documental.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MEMÓRIA:

1. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol;

2. Apresentação dos trabalhos:
  • Página inicial, contendo:
Título completo da memória em letra maiúscula;

3. Corpo do texto:
O texto deve ser formatado destacando-se, em tópicos sequenciados, os fatos relevantes da memória a ser construída.

4. Formato do texto:

Os textos deverão conter até 5 páginas, com as seguintes especificações: página A4; fonte Times New Roman, corpo 12; espaço entrelinha 1,5; com 3cm de margem esquerda e direita, 2cm de margem superior e inferior, alinhamento justificado;

O arquivo deve ser gravado em editor de texto Word e PDF, contendo as tabelas e gráficos;

Nas citações, quando o sobrenome fizer parte da sentença ou frase, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo, “Silva (1984) aponta ...”. Caso este não faça parte da sentença, deve figurar entre parênteses, escrito em letras maiúsculas, seguido da data e indicação da página: “A palavra nada tudo diz.” (SOUZA, 1986, p. 34).
Quando for necessário especificar página(s), essas deverá(ão) seguir-se à data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p., sem espaçamento (SILVA, 1984, p.128).
As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver dois autores, ambos deverão ser indicados, ligados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA, 1987). No caso de três ou mais autores, indica-se o primeiro, seguido da expressão et al. (SILVA et al., 1986).

As Notas de Rodapé, quando estritamente necessárias, devem iniciar separadas do texto por um espaço simples, com recuo de 5 cm a partir da margem esquerda, indicadas por um expoente numérico (arábico), e ser alinhadas, a partir da segunda linha, considerando-se a letra inicial da primeira palavra da nota. Devem ser digitadas em fonte igual a do texto, tamanho 10 e espaço simples entre linhas.

Tabelas, Quadros e Gráficos deverão ser enumerados, consecutivamente, em algarismos arábicos. Os primeiros, com numeração e título acima, os gráficos, imediatamente abaixo. Devem estar o mais próximo possível da passagem no texto em que são referenciados e localizados no centro da página.

Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e devem ser inseridas no corpo do texto;

Os títulos das subseções são separados dos textos que os precedem ou que os sucedem por dois espaços de um e meio.

5. Identificação dos Autores:
Informar nomes completos dos autores e endereço residencial e eletrônico, apenas por e-mail. Estas informações não deverão constar no corpo do artigo. Incluir também no e-mail a filiação acadêmica na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade - sigla, cidade, estado e país;

6. Referências:

As referências deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT em vigor.

7. Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes.

8. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas ou impressas. Os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista.

9. Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas não serão avaliados, sendo os autores informados através de parecer.

10. Os trabalhos poderão ser aprovados (com ou sem recomendações) ou reprovados;

11. Os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas. Em caso de ser aprovado por um parecerista e reprovado por outro, este será submetido à avaliação por um terceiro parecerista. Será aprovado o trabalho que receber dois pareceres favoráveis.

12. Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.

13. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade dos autores.

Resenha:

A resenha deverá ser a apresentação concisa de um livro recém-publicado com temáticas voltadas para o ensino de graduação, contendo uma apreciação crítica, elaborada por alguém com conhecimento da área.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESENHA:

1. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol;

2. Apresentação dos trabalhos:
  • Página inicial, contendo:
Título completo da Resenha em letra maiúscula;

3. Corpo do texto:

Referência do livro a ser resenhado logo acima;
Resenha propriamente dita, com a apreciação crítica da obra;

4. Formato do texto

Os textos deverão conter até 5 páginas, com as seguintes especificações: página A4; fonte Times New Roman, corpo 12; espaço entrelinha 1,5; com 3cm de margem esquerda e direita, 2cm de margem superior e inferior, alinhamento justificado;

O arquivo deve ser gravado em editor de texto Word e PDF, contendo as tabelas e gráficos;

Nas citações, quando o sobrenome fizer parte da sentença ou frase, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo, “Silva (1984) aponta ...”. Caso este não faça parte da sentença, deve figurar entre parênteses, escrito em letras maiúsculas, seguido da data e indicação da página: “A palavra nada tudo diz.” (SOUZA, 1986, p. 34).
Quando for necessário especificar página(s), essas deverá(ão) seguir-se à data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p., sem espaçamento (SILVA, 1984, p.128).
As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver dois autores, ambos deverão ser indicados, ligados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA, 1987). No caso de três ou mais autores, indica-se o primeiro, seguido da expressão et al. (SILVA et al., 1986).

As Notas de Rodapé, quando estritamente necessárias, devem iniciar separadas do texto por um espaço simples, com recuo de 5 cm a partir da margem esquerda, indicadas por um expoente numérico (arábico), e ser alinhadas, a partir da segunda linha, considerando-se a letra inicial da primeira palavra da nota. Devem ser digitadas em fonte igual a do texto, tamanho 10 e espaço simples entre linhas.

Tabelas, Quadros e Gráficos deverão ser enumerados, consecutivamente, em algarismos arábicos. Os primeiros, com numeração e título acima, os gráficos, imediatamente abaixo. Devem estar o mais próximo possível da passagem no texto em que são referenciados e localizados no centro da página.

Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e devem ser inseridas no corpo do texto;

5. Identificação dos Autores:

Informar nomes completos dos autores e endereço residencial e eletrônico, apenas por e-mail. Estas informações não deverão constar no corpo do artigo. Incluir também no e-mail a filiação acadêmica na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade - sigla, cidade, estado e país;

6. Referências:

As referências deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT em vigor.

7. Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes.

8. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas ou impressas. Os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista.

9. Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas não serão avaliados, sendo os autores informados através de parecer.

10. Os trabalhos poderão ser aprovados (com ou sem recomendações) ou reprovados;

11. Os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas. Em caso de ser aprovado por um parecerista e reprovado por outro, este será submetido à avaliação por um terceiro parecerista. Será aprovado o trabalho que receber dois pareceres favoráveis.

12. Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.

13. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade dos autores.